Faz de Konta Roleplay - Um jeito minimilista e Freeform de viver mundos!


Depois de um longo hiato, retorno com uma postagem no blog. Agora trazendo uma nova modalidade de se jogar RPG!

To falando do movimento FKR (Free Kriegsspiel Revolution  - revolution nem tanto), um retorno as origens do RPG, epoca que os jogos de interpretação ainda não possuiam regras (antes do D&D e similares). Uma epoca ancestral. 

Bem o movimento FKR busca trazer uma abordagem com enfase na narrativa, cujas regras não são importantes e sim o mundo que se está jogando...então...menos regras e mais aventura!

Se quiser uma explicação melhor leia esse link maroto: https://masmorreiros.blogspot.com/2020/09/free-kriegsspiel-revolution-fkr.html?m=0

Pensando nisso...fiz um apanhado de regrinhas para se jogar qualquer cenario, mundo que se quer... inclusive aproveitando conteúdo dos sistemas de outros RPGs além da Lore. Aprensento a vocês:


FAZ DE KONTA ROLEPLAY (FKROLEPLAY)


Dados
Qualidade
Domínio 
Dificuldade 
D4
Ruim
Inexperiente 
Facil
D6
Medíocre 
Aprendiz
Médio 
D8
Bom
Experiente
Desafiador 
D10
Ótimo 
Perito
Dificil
D12
Excelente
Mestre
Extremo

Criando  Personagens 

Nome: Crie um nome legal compatível com o cenario.
Conceito: Defina sua ancestralidade, cultura, oficio, arquétipo, profissão, classe...quem você é.
Motivação: Seu maior objetivo, missãoAquilo que te faz te arrisca em aventuras.
Aparência: Seu tamanho, corpo, olhos, cabelos, vestes e estilo.
Características: Use atributos do seu RPG favorito. Escolha ou role um para ser bom e outro para ser ruim. Não atribua números e sim adjetivos as suas características.

Exemplos:
  1. Forte/Fraco
  2. Ágil/Lento
  3. Erudito/Ignorante
  4. Deteminado/Covarde
  5. Resistente/Frágil 
  6. Carismático/Antipático
Habilidades: Escreva quatro conhecimentos  técnicas ou pericias que seu personagem sabe. Distribua os dados d6, d8, d10 e d12 entre eles. Quanto maior o dado da Habilidade, melhor é o personagem naquela habilidade.

Use a lista de Perícias do seu RPG favorito se desejar e encaixar no cenário que for jogar.

Exemplos:
Animais, Arte, Atirar, Atletismo, Ciência, Lutar, Máquinas, Ocultismo, Medicina, Manipulação, Sobrevivência, Subterfúgio.

Poderes: Anote aqui seus feitiços ou poderes sobrenaturais.

Itens: Role 1d6. Essa é  a quantia de itens que você começa. Escolha os itens que melhor façam sentido ao personagem e que seja possível ele carregar. Use a lista de equipamento do seu RPG favorito ou crie uma pequena lista. 

Condições: Deixe uma parte em branco para anotar as condições físicas e mentais do personagem. Sempre que se ferir de alguma maneira, será aqui que irá anotar seus ferimentos.

Ferimentos

Sempre que a narrativa indicar que se feriu, descreva o ferimento em sua ficha. Alguns ferimentos podem ser mortais. Se morrer crie outro personagem.

Exemplo: Uma facada pode te causar "Corte na perna". Uma machadada pode "Decepar sua mão" e etc.

Fadiga

Sempre que falhar ao conjurar um feitiço ou usar um poder anote uma condição adequada. Outras situações de esforço físico ou mental também podem te causar condições de fadiga.

Exemplo: Fadigado > Cansado > Exausto > Incapacitado.

Condições de Ferimentos e Fadiga 

Essas condições influenciam nas suas ações em jogo. Se negociar, pode ser  que elas serão usados pela mesa para justificar sua falha ou sucesso parcial. Se apostar, você rola com um dado menor por condição (mínimo de d4).

Se estiver Incapacitado, não pode agir.

Armadura

Proteções leves possuem 1 Durabilidade. Proteções Pesadas possuem 2. Alguma proteção mais poderosa pode ter 3 ou 4 (mas são raras). Quando for ferido, justifique a eficiência da armadura, reduza 1 de sua Durabilidade e ignore qualquer ferimento. Armaduras com zero Durabilidade estão detonadas até serem consertadas.

Escudos são úteis para aparar golpes e flechas. Quando usar em combate use para justificar sua defesa. Se apostar, some +1 a rolagem de dados para defender.

Desafios

Diante um desafio você possui duas opções:

  • Negociar: Você dialoga com a mesa usando as características do personagem para justificar o sucesso no desafio. A mesa pode aceitar o sucesso total ou impor uma Complicação para que você consiga o que deseje. Resta ao jogador aceitar os termos, desistir da ação ou Apostar.
Exemplos de Complicações:
1. Novos inimigos surgem.
2. Algum item/recurso é  perdido/destruído/se esgota.
3. Surge um novo desafio/perigo
4. O personagem ou aliado é ferido
  • Apostar: Você arrisca tudo e rola dados para ver se consegue o que deseja. 
Role o dado indicado pro sua Habilidade ou se estiver testando sua Características role d4 se for uma característica desfavorável, d8 se for favorável ou d6 se não tiver ela (for Medíocre).

Dificuldade fixa

Role e compare os resultados dos dados rolados conforme os parâmetros abaixo:

1. Definitivamente NÃO. Falha crítica

2-3. Não.  

4-5. Sim.  

+6. Definitivamente SIM. Sucesso espetacular 


Use como guia para determinar os resultados conforme contexto da situação e a intenção dos envolvidos.

Jogadas Opostas

A mesa pode querer deixar as coisas mais caóticas. Principalmente em combate contra outro inimigo. Para isso role seu dado de Habilidade ou Características VS o dado da Dificuldade inimiga. O maior valor rolado é  o vencedor e realiza o desejado na cena.


A mesa pode optar por usar somente este método para tudo. Atribuindo dados de dificuldade a  situações de desafio ao invés de dificuldade fixa. Ou pode usar esse método apenas para combate....ou simplesmente ignorá-lo e usar Dificuldade fixa para tudo.


No final o importante é  viver os mundos e não regras.


INIMIGOS 

Inimigos possuem um Nível de  dificuldade (veja a tabela inicial). Esse nível determina o dado que irá rolar em uma Jogada Oposta. Sempre que o inimigo for ferido e não  morto se reduz o nível de dificuldade em um passo, juntamente com seu dado. Se o inimigo reduzir sua dificuldade abaixo de Fácil (d4) ele estará morto.


Alguns inimigos não são afetados por golpes comuns. Um espectro nao pode ser afetado por golpes fisicos. A escama do Dragão nao é  afetada por golpes de espada e assim por diante.


Conforme for tendo tempo e paciencia vou postando minhas adaptações pra FKR usando outro sistemas e cenarios. Enquanto isso recomendo os blogs sobre FKR:

https://masmorreiros.blogspot.com/?m=0








Comentários

3 Postagens mais populares da masmorra