RPG SOLO: UMA JORNADA SOLITÁRIA E DIVERTIDA!

Resultado de imagem para old school rpg art


Quando retornei ao hobbie em meados de 2012 (isso a fucking 7 anos) eu senti uma enorme dificuldade de encontrar um grupo para jogar e saciar minha sede RPGistica. Fiquei bons anos apenas reunindo material e lendo que nem besta centenas de sistemas, cenários e blogs do assunto sempre com uma vontade explosiva de se jogar  mas sem ter um grupo de fato.

Mesmo hoje em dia com as facilidades de se jogar via Discord e Roll20 com uma galera marota do Brasil todo. Ainda é difícil alinhar as agendas de todos o jogadores para partidas ou mais difícil ainda é conseguir achar uma galera disposta a jogar jogos diferentes.


Mas e se eu disse que é possível jogar todos aqueles meus sistemas de RPGs empoeirados da estante sem precisar de ninguém, apenas de forma solitária? Seria possível algo desta brilhante dessa magnitude?

SIM É POSSÍVEL!!!!!!! E SÓ FUI DESCOBRIR A POUCOS MESES ESSA DELICIA!!!

CONHEÇA O INCRÍVEL MUNDO DO RPG SOLO

Mas afinal o que é RPG solo? É aqueles livros-jogos incríveis da coleção Aventuras Fantásticas?
Não, apesar de a primeiro momento achar se tratar da mesma coisa.

RPG solo é um modo de se jogar RPG onde o jogador pode jogar qualquer sistema (criado para ser solo ou não) de maneira solitária com a ajuda de algumas ferramentas.

Dentro desse mundão online um dos grandes propagadores da palavra do RPG SOLO é Tarcísio Lucas, um mestre de RPG que possui o maior canal no youtube e comunidade do facebook brasileiro dedicado ao assunto da qual tive a oportunidade de entrevistar.

Resultado de imagem para rpg solo

_______________________________________________________________________

1-Desde quando você está no hobbie de RPG?

Tarcísio: Rapaz, estou nessa desde ‘1994. Minha primeira paixão foi a literatura, que comecei quando tinha 7 anos. Depois, por volta dos 10 anos, descobri as histórias em quadrinhos. Então, em 1994, aconteceu algo mágico: começou a passar na TV a propaganda do Hero Quest, que mostrava um grupo de pessoas segurando uma tocha em um corredor escuro...na mesma semana, vi na TV Cultura uma matéria sobre fanzines, e lembro que entrevistaram um cara que fazia ilustração para um fanzine de RPG (acho que foi nessa matéria que ouvi o termo “RPG “ pela primeira vez); e ainda na mesma semana, a rede Globo, no programa “Fantástico” fez uma matéria com um grupo de jogadores, para falar dessa nova “mania’ que estava vindo para o Brasil. PRONTO! Minha cabeça explodiu, pois vi que o RPG pegava tudo que eu gostava na literatura, nas HQs, e colocava tudo no mesmo lugar! Foi paixão a primeira vista.
Mas jogar mesmo foi tempos depois, pois eu morava em uma cidade bem pequena do interior, onde era impossível conseguir qualquer coisa de material. Minha família era bemmmmm pobre, e mesmo que tivesse onde comprar, eu não teria como. Mas um belo dia fui até a banca de jornal, e vi uma revista chamada “Defensores de Tóquio”, que era um RPG completo por um preço MUITO acessível! Aí o resto é história....

2- Quando foi seu primeiro contato RPG solo e o que te fez se interessar tanto por essa maneira de curtir o hobbie?

Tarcísio: Aprender coisas sozinho sempre foi algo muito natural para mim. Eu aprendi Inglês estudando sozinho, aprendi Tai Chi Chuan e Lian Going estudando sozinho, e havia aprendido a ler partitura e teoria musical sozinho. Me falaram que era impossível aprender a ler partitura sozinho 9em uma época sem internet), e eu vi que dava sim pra fazer isso. Nunca acreditei, e continuo não acreditando, quando me dizem que algo não é possível. Em 2012, eu arrumei um emprego como Coordenador de Projetos Musicais. Eu tinha que viajar muito, por vários estados e por muito tempo, produzindo espetáculos de arte, dança, música e teatro. Por conta disso, eu passava MUITO tempo em hotéis. Eu sempre odiei ficar em hotéis, não vejo glamour nenhum!kkkkkkkk. Na verdade eu não gosto de viajar, então inves de sair para passear nas horas vagas, eu simplesmente preferia ficar no quarto de hotel, e aí comecei a pensar:”Não tenho grupo, mas quero jogar RPG...hummmm...será que dá pra jogar RPG sozinho, sem ser livro-jogo?”. Quando fiz a mim mesmo essa pergunta, me decidi que, se eu descobrisse que não existia, eu iria inventar o RPG solo! “Como assim, não dá pra jogar solo?!?! Claro que dá, pra tudo dá-se um jeito”, eu pensei!kkkkkkkkkkk. Mas logicamente muita gente já havia feito essa pergunta, e quando comecei a pesquisar dias depois, descobri que não só existia, como havia grande quantidade de material falando sobre isso. Lógicamente tudo em Inglês. Mas alguns dias depois eu encontrei o pdf de um jogo gratuito chamado “Fortaleza de Berdolock”, de um cara chamado Antonio Marcelo. Era um jogo de 1995, e era um RPG solo...escrito em português! Passei meses jogando a Fortaleza de Berdolock, e aos poucos fui criando material para o jogo, que enviei despretensiosamente para a editora da Fortaleza, que gostou tanto e publicou, em 2015.Depois disso comecei a traduzir uma parte do material que encontrava lá fora, e aí o negócio foi crescendo...

Resultado de imagem para rpg solo

3-Quando você teve a ideia de criar uma comunidade tão ativa na internet atravéz do seu canal no YT e comunidade no Face?

Tarcísio: Cara, na verdade eu nunca tive essa ideia, sério mesmo. O canal no youtube foi o que veio primeiro, e começou como um desafio com um outro professor com quem trabalhava na época (2018). Era o professor Caio, que além de dar aulas de Inglês cantava absurdamente bem, e tinha um canal super bem produzido no youtube, onde ele fazia covers de musicas de sucesso. Eu disse que iria montar um canal que fosse o oposto  do dele: seria um canal com produção nenhuma, tosco, sem qualquer edição, sobre um assunto bem aleatório e obscuro. E o plano era nunca passar de 10 inscritos!kkkkkkk! Aí decidi falar de RPG solo. Queria falar de RPG normal, mas já tinha muita gente falando sobre isso, tinha e ainda tem canais excelentes sobre RPG mais tradicional; sobre RPG solo não tinha ninguém. Fiz, e logo nos primeiros vídeos, contra toda a nossa expectativa, as pessoas começaram a aparecer! Foi incrível ver isso acontecendo. A comunidade no facebook também não foi algo que eu quis fazer, mas foi algo que eu PRECISEI fazer; ao descobrir o RPG solo, fui em várias comunidades brasileiras de RPG partilhar as coisas que havia descoberto, e a recepção da galera foi a PIOR possível; o pessoal, invez de ver os links que eu partilhava e ler o material, simplesmente me chamaram de “perdedor”, “Maniaco depressivo”, e coisas similares. Foi aí que vi que a comunidade de RPG nacional é bem fechada e as vezes bem toxica. Aí pensei em criar um ambiente que fosse o oposto: cheio de pessoas dispostas a conhecer novas coisas, que se preocupasse em incentivar e pesquisar antes de julgar, e que fosse livre da toxicidade geral que infelizmente encontrei por aí. Foi uma ideia do Frank Melo , na verdade, que até hoje é um dos administradores do grupo.
Mas o fato do canal e da comunidade ter atingido o tamanho atual é um fato inexplicável: eu não divulgo o canal nem na minha página pessoal do facebook. Não coloco tag nos vídeos do youtube, então não faço ideia como o pessoal encontra os meus vídeos. Nuca convidei ninguém para participar da comunidade, a ghalera vem de livre e espontânea vontade!kkkkkkkkkk.

4- Desde quando existe RPG solo? Quando surgiu essa maravilha?

Tarcísio: A coisa que mais me surpreendeu com minhas pesquisas foi essa: O RPG solo existe desde o inicio! O RPG surgiu oficialmente em 1974, com o lançamento oficial do D&D. Apenas 1 ano depois, em 1975, o próprio Gary Gygax, um dos pais do D&D, lançou um método chamado “Solo Dungeon Adventure”, o primeiro método de RPG solo oficialmente lançado! No mesmo ano, saiu o RPG “Tunnels and Trolls”, que investia pesado em aventuras solo. E desde então o RPG solo esteve aí.É história isso, está tudo aí pra todo mundo ver. Falar que RPG solo não existe, é impossível, é uma falta de conhecimento da própria história do hobby. O RPG solo sempre esteve aí. Por exemplo, no Livro do Mestre da 4° Edição do D&D tinha um capitulo sobre como jogar sem mestre, até mesmo solo. Se a comunidade fosse um pouco menos mente fechada, o RPG solo teria ressurgido há muito mais tempo.

5- Quais ferramentas/sistemas solo você recomenda pra galera que descobriu esse hobbie agora?

Tarcísio: tem muita coisa! Mas se eu tivesse que indicar apenas 2 jogos para iniciantes, eu indicaria o jogo “NOTEQUEST”, do Tiago Junges, que é um jogo de exploração de masmorras maravilhoso, de regras super simples e bem completo, e  o 8 Bit Dungeon, do Tiago Alves, um jogo que simula antigos jogos de vídeo game como Final Fantasy e Zelda; Se eu tivesse que indicar 2 jogos para jogadores de RPG mais experientes que querem conhecer o solo, eu recomendaria o MYTHIC Game Master Emulator, o RPG solo mais famoso do mundo (e na minha opinião o melhor e mais completo de todos), e o Ironsworn, um RPG solo super premiado lá fora.

6-Quais seus RPGs/ferramentas de se jogar solo você mais gosta? 

Tarcísio: o que eu mais gosto são os “emuladores de mestre”, sistemas e mecânicas que “substituem” o que seria o Mestre em uma aventura normal; entre esses, o meu favorito é o Mythic, que falei acima, que é o mais famoso de todos. Também gosto demais dos RPGs sol ode escrita, especialmente um jogo chamado QUILL, do Scott Malthouse, que é bem diferente de quase tudo que o RPG mais tradicional apresenta. Também curto muito dungeon crawls, especialmente A Fortaleza de Berdolck, Notequest, 4 Against Darkness. São muitos jogos, é difícil escolher. Nossa comunidade no facebook tem o maior acervo de RPG solo do mundo, totalizando quase 400 arquivos. Dentro de nossa comunidade já foram produzidos mais de 150 jogoso solo originais. Também temos um trabalho de tradução bem ativo, e temos mais de 40 jogos internacionais traduzidos para o português. Ultimamente tenho jogado muito o DOMINUS, um sistema solo que surgiu à pouco tempo dentro de nossa comunidade, e que permite se jogar QUALQUER CENÁRIO com regras super simples e eficientes.
O que é bem comum é a galera misturar mecânicas de jogos diferentes em um único sistema hibrido. Eu mesmo jogo sempre utilizando 2, 3 ou até mais sistemas ao mesmo tempo.

Resultado de imagem para rpg solo
7- Como acha que será o futuro dessa vertente no hobbie? Acha que tem chance de crescer bastante no Brasil mesmo com um certo preconceito por parte da galera do RPG mesmo ?

Tarciso: O RPG solo tem crescido muito no mundo todo. Ano que vem sairá um jogo solo de Vampiro a Mascara, e isso vai aquecer ainda mais o cenário. No Brasil tem crescido demais! Tivemos os financiamentos extremamente bem sucedidos do RONIN e do AMIGO DRAGÃO. Mês que vem teremos os financiamentos dos jogos solo 4 Against Darkness, que com certeza será um sucesso total, e do “Aventuras Ancestrais Solo, que com certeza também irá bombar! Os próximos anos verão o RPG solo aparecer muito, e constantemente. Está sendo lindo ver a galera mais conservadora fritando por causa da popularidade que o RPG solo vem conseguindo!kkkkkkkkkkkkkkkk!
Mas o que a galera precisa entender é que o RPG solo não veio competir com nada nem ninguém...veio pra somar! Você não precisa parar de jogar em grupo para jogar solo. Eu mesmo tenho 3 grupos fixos de RPG em grupo. Passo mais tempo jogando em grupo do que solo, na verdade. São experiências bem diferentes. É possível aproveitar o melhor dos mundos.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Links Maneiros:
RPG Solo (grupo):https://www.facebook.com/groups/187588152056870/
RPG Solo (Canal do Tarciso): https://www.youtube.com/channel/UCNUxQq9cc9zewoLPW_1Ar1g
Post Gringo sobre o RPG solo (ingles): http://tinysolitarysoldiers.blogspot.com/2012/04/solo-rpg.html

Comentários

  1. Eu tenho 36 anos e não tenho grupo há 3 anos. O solo é legal demais. Claro, é diferente do "tradicional", mas é bem bacana principalmente para masmorras. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando o canal do Tarcísio e estou gostando muito do que vejo. Materiais de muita qualidade.

    Abraços,

    Filipe Lutalo
    www.rpgamesbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa; eu li essa entrevista com a voz do Tarciso na minha cabeça

      Excluir
  4. Excelente bate-papo pessoal.
    Tarcisio é o maior promotor do RPG Solo no Brasil.

    Abração,
    Thiago Neri
    www.aventurasnarradas.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

3 Postagens mais populares da masmorra