20 DOENÇAS SINISTRAS PARA SEU RPG
Seguindo a ideia de tornar o mundo da minha campanha vivo, resolvi incluir mais alguns desafios hostis aos jogadores em suas viagens...
Já não bastava os perigos naturais, armadilhas, bandidos, feiticeiros, animais selvagens e criaturas sobrenaturais. Os jogadores também são frágeis a serem suscetíveis a terríveis doenças dessse mundo cão.
Pois bem, segue abaixo 20 doenças macabras para serem usadas em jogo. Note que existe um a chance de contagio que que a doença possui caso o PJ fique expostos aos meios de contaminação da doença.
Se tiverem mais ideias coloquem ai nos comentários para fazer essa lista crescer.
Piolhos
Chance de Contagio
50% se tiver contato com animais infectados
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Coceira intensa no couro cabeludo. -1 de
penalidade em alguns testes devido a coceira intensa.
Um bom banho com ervas medicinais podem retirar
os piolhos.
Contagio por animais
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Suor Frio
Chance de Contagio
Frio: 25%
Calor: 15% |
Febre e tosse com catarro.
1 em 6 chances de piorar e se tornar um Fungo
Pulmonar. PJ com essa doença possui uma penalidade de -1 em todas
suas jogadas e penalidade de -3 para se manter em silêncio.
Cura por meio de 1d3 dias de repouso e ingestão
de líquidos.
Pode ser adquirido em locais fechados com
acumulo de pessoas.
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Pústulas Negras
Chance de Contagio
70% se tiver contato com fluidos infectados
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Pústulas inflamadas de coloração escura que
causa coceira e dor intensa.
Em locais abertos o jogador será perturbado por moscas e mosquitos que tentarão se alimentar de seus ferimentos ( entre -1 e -2 de penalidade) o mesmo ainda tem 2 em 6 chances de chamar predadores devido as pústulas abertas. Caso seja golpeado em local infectado pela pústula o mesmo recebe +2 de dano e fica incapacitado de lutar por 1 turno devido a dor intensa.
Cura apenas por meios sobrenaturais.
Transmitido através de fluidos e contato com
infectado.
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Febre do Vomito
Chance de Contagio
75% se tiver contato com alimentos e água
infectados
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Febre alta, calafrio e vômitos constantes a
ponto de ferir o esófago e o estômago.
A cada 1d4 vezes por dia o jogador deve ser bem-sucedido em uma jogada de proteção relacionado a sua resistência física ou começar a vomitar tudo que se alimentou até sangrar sofrendo 2 pontos de dano e ficando uma rodada sem poder agir.
Tratamento por meio de 1d6 dias de repouso,
alimentos leves e chá de ervas.
Contagio por comida ou bebida infectada.
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Infecção Genitália
Chance de Contagio
Frio: 10%
Calor: 25%
65% se tiver contato com fluidos infectados
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Dor intensa para urinar e dor nas genitais.
Jogador possui dificuldade em se movimentar por causa da dor.
Qualquer ação recebe uma penalidade de -2.
Tratamento médico com ervas medicinais e
banhos com água quente.
Contato com locais sujos, falta de banho,
contato com fluido infectado.
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Olhos de Sangue
Chance de Contagio
55% se tiver contato com fluidos infectados
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Dor e inchaço nos olhos. O jogador possui 2
em 6 chances de que seus olhos inchem por completo tornando o
jogador cego por 1d4 rodadas.
Tratamento com ataduras com ervas medicinais e
repouso por 1d4 dias.
Contato com local sujo ou outro infectado.
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Inflamação Dermal
Chance de Contagio
50% se tiver contato com água infectada.
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Sangramento dos poros da pele e ardência
intensa. Jogador possui 3 em 6 chances de chamar predadores
próximos e sempre recebe +1 de dano em qualquer golpe.
Tratamento com banho de ervas medicinais.
Infecção por água infectada.
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Gengivas Podres
Chance de Contagio
65% se tiver contato com alimentos e água
infectados
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Perda de todos os dentes da boca. Dentes
amolecem e caem em 1d4 dias.
Cura apenas por meios sobrenaturais.
Contagio por água ou comida infectada.
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Sarna Negra
Chance de Contagio
85% se tiver contato com infectados
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Coceira intensa e mancha negra no local. Perca
de todos os pelos do corpo em 1d4 dias. A coceira intensa causa
uma penalidade de -2 em todos os testes.
Raspagem de pele do local infectado (ainda no
início da infecção)
Transmitido por animais ou contato com outros
infectados.
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Diarreia Nervosa
Chance de Contagio
65% se tiver contato com alimentos e água
infectados
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O intestino é incapaz de segurar qualquer
coisa em situações que o jogador está sobre estresse. O mesmo
deve fazer uma jogada de proteção relacionado a sua resistência física para evitar que evacue
nas calças.
Cura por ingestão de líquidos, ervas
medicinais, alimentos limpos e 1d3 dias de repouso.
Transmitido através da ingestão de alimentos infectados. |
Suor de Sangue
Chance de Contagio
60% se tiver contato com fluidos infectados
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Sempre em situações estressantes o jogador
sofre dores intensas no corpo e começa a suar sangue. A dor causa
uma penalidade de -1 nos testes que for realizar e o mesmo possui
3 em 6 chances de atrair predadores por causa do cheiro intenso de
sangue.
Cura apenas por meios sobrenaturais.
Transmitido ao toque de objetos e fluidos
infectados.
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Fedor Podrido
Chance de Contagio
50% se tiver contato com fluidos infectados
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O PJ emite um odor pútrido capaz de nausear
todos que estiverem próximos caso falhem um teste de vontade. O
mesmo tem 3 em 6 chances de atrair todo tipo de inseto e animais
carniceiros que atrapalham suas ações com -2 de penalidade em
qualquer teste.
O odor inicia sempre que o PJ tem um surto de
adrenalina, ou seja, sempre em combate e situações perigosas.
Cura apenas por meios sobrenaturais.
Transmitido ao toque de objetos e fluidos
infectados.
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Flatulência Cronica
Chance de Contagio
50% se tiver contato com alimentos e água
infectados
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Sempre que ficar nervoso o PJ fica 1d4
turnos/minutos soltando flatulências involuntariamente. As mesmas
possuem um cheiro horrível e são barulhentas. PJ tem direito a
uma jogada de proteção para evitar a situação.
Cura através da ingestão de uma raiz rara.
Contaminação por alimentos e água infectada.
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Tosse Crônica
Chance de Contagio
Frio: 30%
Calor: 25% |
Jogador fica com uma tosse incessante até se
curar por meios medicinais ou mágicos. O PJ com essa enfermidade
fica impossibilitado de ações furtivas. Além disso o mesmo
perde 1d4 de pontos de vida a cada dois dias.
Defumação por uma planta rara do pântano.
Contaminação por um fungo encontrado em
locais a muito tempo fechado como criptas, masmorras e ruínas
antigas.
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Fungo Pulmonar
Chance de Contagio
90% de chance de se desenvolver se o PJ não
tratar Suor Frio e Tosse Crônica
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Evolução da enfermidade Suor Frio e Tosse
Crônica. PJ desenvolve um fungo nos pulmões que impossibilita-o
de respirar levando a morte em 1d6 dias.
Cura apenas por meios sobrenaturais.
PJ ficam impossibilitados de ações furtivas
devido as intensas e violentas tosses com pigarro com sangue. Só
pode ser curado por meios mágicos ou milagrosos.
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Rigor Mortis
Chance de Contagio
90% se for picado e 80% se respirar o ar
infectado pelo fungo
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Os músculos e nervos do personagem começam a
se enrijecer impossibilitando a movimentação. O mesmo sofre de
uma dor insuportável concedendo uma penalidade de -3 em todos os
testes. O jogador afetado por essa enfermidade perderá todos os
movimentos do corpo em 1d6 dias.
Cura por meio do repouso de 1d4 dias e a
ingestão de um chá de uma raiz forte rara.
Infecção por picada de um inseto raro ou
esporos de um fungo raro.
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Gripe do Viajante
Chance de Contagio
Frio: 35%
Calor: 20% |
O jogador fica com dores no corpo, febre alta,
fraqueza e constantes espirros e irritações no nariz. O mesmo
fica incapaz de realizar ações furtivas, sua movimentação fica
limitada pela metade, recebe uma penalidade de -1 em todos os
testes além de não poder levar mais que metade do seu limite de
carga.
Pode ser curado com 1d4 dias de repouso,
bebendo muito líquido e se alimentando muito bem.
Contagio pelo ar. E mudança brusca de
temperatura no corpo. Pode ser transmitido através do espirro e
secreções do infectado.
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Febre do ouro
Chance de Contagio
95 % se respirar o ar infectado pelo fungo
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Uma intensa febre abate o jogador deixando com
dado de desvantagem em todos os testes e sua movimentação pela
metade.
Com o tempo sua pele ganha uma coloração
amarelo-ouro e começa a criar feridas com escamas grossas e
duras. A tentativa de arrancar as escamas causa dor intensa e
sangramento. A vítima da doença possui apenas mais 1d4 meses de
vida até que todo os seus órgãos se solidifiquem e se tornem
essa escama grossa.
Cura apenas por meios sobrenaturais.
Transmitido através de um fungo raro
encontrado dentro de minas e cavernas abandonadas.
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Muito boa a lista, pode ser usada em praticamente qualquer jogo. Parabéns.
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