CRIANDO BACKGROUND DE PERSONAGENS EM 6 PASSOS

Existem varias formas de se construir um background para personagens jogadores ou NPCs. Tem pessoas que gostam de algo super elaborado, com paginas e paginas da história do personagem. Outros preferem deixar o personagem em branco, apenas com alguns poucos conceitos para que seja desenvolvido durante o roleplay.

Bem, eu como vim do old school vejo que pode ser meio ruim você fazer um background muito complexo para que seu personagem morra no primeiro combate, mas também acho ruim que os personagens sejam crus demais. Assim, resolvi elaborar um método de criar backgrounds com poucas linhas de texto, de forma rápida e direta e que de abertura para que o jogador e o mestre venham desenvolver o personagem durante a historia e já consiga um bom ponto de partida.

Assim, vamos criar backgrounds rápidos com 6 passos em poucas linhas.


1. Conceito: o que ele é?

Defina o que o personagem é no universo que vive. Não se preocupe com conceitos clichês.

Exemplo: Pistoleiro procurado do oeste, detetive dedicado, guerreiro vingativo, barbaro selvagem, cientista obsessivo.

2. Fato marcante em sua vida: traumas, triunfos e conquistas.

Defina algo que marcou o seu personagem para sempre e que sirva de força motriz para que ele siga para outras aventuras. Note que nem.sempre precisa ser algo dramático e negativo.

Exemplo: Perdeu os pais em um acidente, deixou um assassino a solta por um erro, vingou a morte de seus pais, descobriu a formula para um antibiótico importante, sobrevivel ao inverno rigoroso, roubeu a joia de um dragão etc.

3. Motivaçao: o que busca no momento. 

Baseando no conceito e no fato marcante da vida do personagem defina o que motiva o personagem, seus objetivos e desejos.

Exemplo: Encontrar uma pessoa, um objeto, possui um dever com a lei, quer conseguir uma conquista, busca a redenção, quer vingança, quer justiça e etc.

4. Características marcantes: algo físico ou aparente que te diferencie dos demais.

Defina em poucas palavras algum traço marcante de sua aparência.

Exemplo: cicatriz, vesgo, dentes tortos, careca, baixo, alto, gago, nariz quebrado, expressões marcantes e etc.

5. Traços de personalidade: Como se comportar, como ve o mundo e o mundo te ve.

Defina como seu personagem enxerga e se comporta.

Exemplo: Pavio curto, estranho, rabugento, religioso etc.

6. Hábitos e Vícios: algum hábito ou vício que seu personagem possua.

Defina algum comportamento comum de seu personagem, algum hábito, vício e mania.

Exemplo: Sempre arrota após as refeições, lava as mãos após comprimentar alguém, joga sempre uma moeda pra cima, fumante compulsivo, alcoólatra etc. 

Exemplos de personagem

John Mason: Pistoleiro do oeste, a mulher foi morta pelo grupo do Bill harley e busca vingança por isso. Ganhou uma cicatriz enorme no rosto em uma briga de bar. Rabugento, niilista e não perdoa seus inimigos. Está sempre mascando fumo.

Bartolomeu, o Gigante: Guerreiro Bárbaro do Norte. Sobreviveu sozinho a um rigoroso inverno. Busca um sacerdote do reino do sul para conseguir a localização de uma espada lendária que lhe trará glória. Usa sempre um moicano que realça seus cabelos ruídos, é alto e robusto. Destemido, desajeitado e sem paciência para coisas da sociedade "civilizada", pavio curto. Jamais se recusa a lutar e possui um vício em combate.

Christofer Reeven: Cientista na base espacial EDEN. Procura a cura para uma doença rara que matou sua filha, por isso se alistou para a exploração espacial. Magro e alto e aparenta ser mais velho que sua verdadeira idade. Determinado, fechado e evita qualquer tipo de laço dr amizade ou amoroso. Possui a mania de olhar um relógio analógico quebrado que sua filha lhe deu de presente quando está estressado ou com medo.

Bem espero que tenham gostado. Vale lembrar que isso não é uma regra fixa mas que funciona bem comigo.

Comentários

Postar um comentário

3 Postagens mais populares da masmorra